Vem aí o Natal... e o desperdício é total
- InsidePocket

- 2 de nov. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de nov. de 2020
A época natalícia é a mais aguardada do ano pelas famílias. O motivo? Presentes! Já pouco se trata da festa religiosa para os devotos ou a simples reunião da família para os demais. Bem sabemos que este ano teremos sorte se pudermos estar nem que seja mesmo com os dois ou três familiares mais próximos já que a pandemia nos tem mantido fisicamente afastados por vários meses e no Natal o panorama não se avizinha diferente. Em todo o caso, haverá certamente uma corrida aos centros comerciais e às lojas online para comprar o melhor presente ao preço mais apetitoso.
No Natal, refiro que o desperdício é total porque não só desperdiçamos dinheiro como desperdiçamos tempo a ir comprar as coisas, desperdiçamos o papel de embrulho (que vai directamente para o lixo ou para a reciclagem), a embalagem em que vem o artigo, e desperdiçamos a liberdade de espaço que têm as casas de quem vamos encher de tralha.
Quantas vezes paramos para pensar nestas coisas:
- quero mesmo oferecer algo a esta pessoa?
- posso pagar isto (ou vale a pena pôr a despesa no cartão de crédito)?
- será que isto vai trazer valor à pessoa (ou à sua casa, ou à sua vida)?
Ouço pessoas a dizer que já fizeram a lista das prendas que têm de dar. Por que é que havíamos de ter de dar algo a alguém? Quem é que nos obriga? São certamente as pressões sociais que impomos a nós mesmos. Se calhar se este ano não dermos nada acreditamos ou tememos que a pessoa não nos vai fazer favores no futuro ou não nos vai fazer melhores preços no serviço que nos presta. Isto não vos parece assim só um bocadinho interesseiro demais? São motivos péssimos para oferecer algo a alguém! Mas é o motivo que mais justifica as prendas que vejo as pessoas comprar.
Se temos receio que a pessoa pense que estamos de mal com ela porque não lhe oferecemos algo, por que não sermos sinceros e explicar que este ano não dá mesmo jeito nenhum (e quem é que não é capaz de entender isto no contexto actual!) ou então, se o problema não é a falta de dinheiro, então perguntarmos o que dá jeito à pessoa nesta altura? Outra alternativa será fazermos nós mesmos os presentes e aqui as minhas alternativas preferidas são produtos consumíveis, como doces ou licores, porque rapidamente deixam de ocupar espaço na casa das pessoas, são muito saborosos e mostram que quisemos realmente dedicar o nosso precioso tempo àquela pessoa ao fazer algo especial só para ela! No ano passado ofereci dois frasquinhos do meu desodorizante ecológico e natural e as pessoas adoraram! As opções são ilimitadas, dedica algum do teu tempo online para ideias maravilhosas!
Quantos de nós já ficámos a olhar para um presente que alguém nos deu (e que sabemos que até foi comprado com gosto), sorrimos, agradecemos e pensamos para nós 'o que vou eu fazer com isto'? Há tanta coisa desnecessária por esse mundo fora e parace que há pessoas apostadas em comprar essas coisas e despachá-las para nós!
Como solucionar? Falar com as pessoas que nos costumam dar presentes desse tipo e explicar que procuramos uma vida mais simples, com menos coisas para limpar, menos coisas a ocupar espaço precioso na nossa casa e na nossa mente.
Resumidamente:
- Façam uma lista honesta de a quem é que gostariam de dar presentes. Quem é realmente importante que nos dá mesmo gosto oferecer um presente?
- Perguntem a essas pessoas o que gostariam de receber ou expliquem-lhes que este ano só vai dar mesmo para uns bombons. Em princípio essas pessoas importantes são pessoas próximas com que temos confiança e, portanto, deveríamos estar à vontade para estas conversas.
- Façam vocês mesmos as prendas! Terá mais valor porque estão também a oferecer, indirectamente, o tempo (que é algo bem precioso) que vos levou a confecionar o artigo assim como a vossa imaginação e dedicação.
- Abstenham-se de comprar produtos nocivos para o ambiente. Comecem agora a fazer escolhas que ajudam o ambiente (ou pelos menos não o danificam) e dão o bom exemplo às pessoas a quem as oferecemos.
Estou curiosa como este ano irá ser. Iremos desperdiçar na mesma tanto dinheiro ou será que as carteiras já estão demasiado apertadas? Ou iremos oferecer presentes a ainda mais pessoas para compensar não termos estado com elas durante tanto tempo? O que pensas disto? O que tencionas tu fazer quanto a presentes de Natal?







Comentários