Que presente quero este Natal? Que me paguem a conta da água!
- InsidePocket

- 24 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Quantas famílias estão este ano em condições financeiras desesperantes, em que um ou os dois membros do casal ficaram desempregados ou em trabalho precário? Em que o jovem sozinho, acabado de sair de casa dos pais se vê sem oferta de emprego e deseja mesmo tornar-se independente? Quantas dessas pessoas achas que preferem um objeto decorativo ou uma caixa de chocolate em vez de dinheiro para pagar algo realmente importante?
Quantos de nós vivem confortavelmente sem uma casa, luz ou água corrente? Porque é que pensamos sempre em dar coisas desnecessárias ou absolutamente secundárias quando o mais importante nem nos vem à cabeça?
Talvez este ano, em que estamos todos juntos a viver uma situação inigualável e desagradável, devêssemos pensar realmente primeiro nos outros e só depois em nós. Porque é que dar prendas aos outros pode ser pensar em nós? Porque queremos que nos vejam como gente abastada que até compra coisas caras, ou que nos vejam como alguém que até se lembrou dos outros porque até comprámos uma coisa qualquer só para comemorar a data (o clássico brinquedo barato que parte logo ou a caixa de chocolates)?
Porque é que em vez de gastarmos dinheiro em coisas inúteis e que realmente não fazem falta a quem as damos, não perguntamos o que faz mesmo falta este ano? Se a resposta for 'Um emprego', então talvez não haja muito a fazer mas podemos explorar a resposta e perceber que a pessoa pode estar com dificuldades financeiras e talvez consigamos ajudar de muitas outras formas.
Ideias de coisas realmente úteis em que podemos ajudar este Natal:
- pagar contas de casa (água, luz, gás, Internet, telemóvel) - se o valor da conta for muito elevado para nós, podemos reunir mais familiares e partilhar com eles a prenda; uma bela forma de unir as pessoas para uma causa realmente importante;
- pagar um depósito de gasolina ou oferecer uma inspeção do carro; porque não?! A generalidade das pessoas tem estes gastos e certamente preferia não os ter!
- preparar refeições congeladas ou limpar a casa; esta pode ser verdadeiramente valiosa para quem acabou de ter um bebé e não tem mãos a medir; muitos de nós já passámos por esta fase e por isso será fácil conseguirmos dar algo inestimável nesta altura;
- passar uma tarde com esse amigo ou familiar, afastando-o de casa ou do trabalho para que se esqueça por momentos das preocupações do dia-a-dia;
- passar um dia com os filhos do amigo ou familiar para que possam ter um dia relaxante sem os miúdos.
Acima de tudo, pergunta o que faz MESMO falta este ano, sem vergonhas e com honestidade, dizendo que o que queremos mesmo é contribuir com algo que faça a diferença.
Partilha este texto com todos aqueles que querem fazer algo diferente neste Natal ou com aqueles que costumam dar prendas sem muito significado e que têm o poder de fazer a diferença!








Comentários