Plasticina caseira - 0 'desenrasque' que se tornou num 'hit'
- InsidePocket

- 14 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de jun. de 2020
Foi há um mês que nos dirigimos pela última vez a um grande supermercado. Desde então, temos escolhido mercearias, o mercado municipal, a peixaria ou o talho, sítios com menos afluxo de pessoas. Contudo, nessa última visita a uma grande superfície comercial, tentámos trazer plasticina pois a nossa pequenina de 3 anos adora brincar com este material que traz imensas vantagens para a criança (já lá vamos!). Contudo, optámos por não nos aproximarmos do expositor da plasticina porque havia uma fila enorme de gente à sua frente à espera de pagar as suas compras (que, na altura, incluíam em larga medida o mundialmente aclamado papel higiénico). Opção certa, sem dúvida já que, ao aproximarmo-nos de alguém, basta um espirro mal dado para 'lixar' a vida a muita gente.
Mas o problema continuava, cá estávamos nós sem plasticina. Como tantas outras coisas que estamos agora a aprender a fazer de raíz (pensemos nas maravilhosas bolachinhas de côco ou no pão de sementes) demos uma oportunidade à plasticina caseira. O resultado surpreendeu-nos muito pela positiva e não creio que voltemos a comprar as opções comerciais que vêm em recipientes de plástico e que são bem mais caras.
Estamos agora livres para usar plasticina mesmo que não possamos sair de casa apenas usando ingredientes da nossa despensa!
Vantagens da plasticina para as crianças

- Fortalece os músculos dos dedos e mãos, importante para desenvolverem o desenho e a escrita;
- Desenvolvem a coordenação motora o que lhes permitirá pintar, desenhar e escrever com maior precisão;
- Dão largas à imaginação;
- Desenvolvem criatividade ao integrarem diferentes cores e objectos feitos de outros materiais com as produções de plasticina;
- É uma forma de brincadeira não estruturada em que a criança é livre de fazer o que lhe apetece dentro do seu mundo; coisas fantásticas e inesperadas surgem destes momentos de brincadeira.
Receita de plasticina
Ingredientes:
- 1/2 copo de água
- 1 copo de farinha de trigo
- 1/2 copo de sal refinado
- corante alimentar de cor à escolha q.b.
Preparação (vídeo em baixo):
- Misturar a farinha e o sal;
- Adicionar lentamente a água à farinha até a mistura ficar consistente mas não pegajosa. Se ficar demasiado pegajosa adicionar um pouco mais de farinha até encontrar um equilíbrio facilmente moldável e agradável ao toque.
- Adicionar o corante alimentar até se obter a saturação de cor desejada. Não esquecer que o corante é líquido pelo que vai influenciar a consistência da plasticina. Adicionar farinha se ficar demasiado pegajoso ou adicionar o corante antes de se adicionar toda a água.
Importante:
- Pessoas com doença celíaca devem usar outro tipo de farinha já que a farinha de trigo pode provocar irritação da pele.
- Também o sal, que aqui serve para que não se desenvolvam fungos rapidamente, pode irritar pequenas feridas que tenhamos nas mãos.
- Não comer. Esta mistura não é tóxica mas não será certamente agradável e contém demasiado sal.
Vantagens e desvantagens desta receita
É uma alternativa bastante semelhante à que é vendida em copinhos de plástico e, usando-a, poupamos imenso plástico e ainda nos divertimos a prepará-la! No nosso caso foi um 'desenrasque' que temos vindo a repetir. Podemos explorar diferentes cores usando vários corantes e aprender o resultado da mistura de cores! Ingredientes baratos e fáceis de encontrar!
Se deixarmos a mistura ao ar ela seca de um dia para o outro (a alternativa comercial demora um pouco mais a secar ao ar mas a diferença não é esmagadora); bocados pequenos secam numa questão de horas. É necessário ajustar bem as quantidades e encontrar um equilíbrio entre pegajoso e demasiado seco; o meiu conselho para tornar este passo mais simples é adicionar água e corante aos poucos e misturar muito bem antes de adicionar mais.
Explorem este material e digam-me como correu! Boas brincadeiras!













Comentários