Limpeza amiga do ambiente (e da carteira!)
- InsidePocket

- 5 de mai. de 2020
- 4 min de leitura
Existem vários produtos que podemos usar para limpar a nossa casa que são mais amigos do ambiente do que os produtos que costumamos ver à venda no supermercado. Aqui por casa usamos essencialmente produtos comprados na drogaria como o bicarbonato de sódio (que usamos para várias outras coisas; exemplo aqui) e o vinagre, aliados a óleos essenciais e sabão em barra. Estas alternativas são muito mais baratas do que os produtos convencionais e podem ser usadas pela casa toda em vez de precisarmos de um produto diferente para cada tipo de superfície.
Venham ver como limpamos a nossa casa de forma amiga do ambiente (e da carteira!).
Dicas de limpeza
Cozinha
Para lavar a loiça usamos apenas sabão em barra comprado na drogaria. Esta é uma opção super económica e prática já que é o sabão que usamos para tudo o resto (banho, mãos, e patas da cadela). É fantástico e super prático de usar já que faz imensa espuma!
Há uns tempos usávamos sabão líquido de azeite (castille soap, em inglês) diluído em água que funcionava muito bem e dava um cheirinho maravilhoso (a marca Dr Bronner's tem à disposição imensas fragrâncias). Contudo, com o isolamento social, tornámo-nos criativos e decidimos experimentar o sabão sólido, uma solução bem mais económica e mais fácil de arranjar especialmente quando evitamos deslocações não essenciais de carro para fora da área de residência.

A bancada e a mesa são desinfectadas usando vinagre diluído em água numa proporção de 1:1; por vezes acrescento umas gotas de óleo essencial de árvore do chá já que este tem propriedades antibacterianas, anti-víricas e anti-fúngicas. Outra alternativa que já usámos consiste em misturar o sabão líquido com água e óleos essenciais. A escolha cá por casa depende apenas da disponibilidade dos materiais.

Limpamos a banca e o fogão com sabão em barra num pano húmido e, para limpeza mais profunda, espalhamos bicarbonato de sódio e esfregamos com um pano humedecido. Este tem um efeito polidor deixando as superfícies brilhantes. A sua acção é em tudo semelhante à dos microcristais presentes nos comuns detergentes que são nada mais do que microplásticos. Os microplásticos são uma realidade terrível para a vida aquática já que são facilmente ingeridos por peixes, polvos ou lulas que não os vêem ou filtrados por mexilhões, berbigão, amêijoa ou percebes. Quando ingerimos estes animais ingerimos também os microplásticos com consequências ainda desconhecidas mas que não almejam ser positivas para o nosso corpo já que o plástico contém disruptores endócrinos entre outros. Mais sobre este assunto em breve!
O forno (vídeo explicativo em baixo) é limpo com uma mistura de bicarbonato e água. Depois de o bicarbonato actuar algum tempo no vidro do forno pulverizamos com vinagre e deixamos actuar mais algum tempo. Quanto pior a sujidade mais tempo os dois ingredientes deverão permanecer no vidro. Finalmente, basta esfregar (com mais ou menos força dependendo do quão dramática está a situação!) podendo-se usar um pano ou uma escova dos dentes velha. Cuidado para não usarem nada que risque o vidro!
(Aproveita para subscrever o canal YouTube clicando no vídeo acima já que mais vídeos virão!)
Casa de banho
Começamos por passar sabão em barra usando um pano humedecido no lavatório, bidé e banheira espalhando toda aquela maravilhosa espuma que ele faz em todos os cantinhos. Depois de enxaguar, pulverizamos com uma mistura de água e vinagre (uma parte de água e uma de vinagre) e passamos um pano húmido. Tudo a brilhar e desinfectado!
A sanita é limpa com um desinfectante ecológico. Para uma limpeza mais profunda salpicamos o interior da sanita com bicarbonato de sódio, esfregamos com a vassourinha e depois pulverizamos vinagre deixando actuar. Para finalizar, basta puxar o autoclismo e está pronto!
Limpeza do chão
Por aqui usamos o aspirador para limpar o chão (a vassoura não resolveria a quantidade de pêlo que anda sempre a pairar!). Para desinfectar, usamos água (que aproveitamos quando estamos a aquecer água para o banho), vinagre e umas gotinhas de óleo essencial. Pessoalmente adoro o óleo de menta pelo seu cheiro fresco. Contudo, o de árvore do chá tem propriedades desinfectantes como referi acima pelo que é preferível para mas não gosto tanto do cheiro. Bastam duas ou três gotas de óleo essencial para deixar a casa com um cheirinho agradável. Quando usamos demasiada quantidade de óleos essenciais o cheiro torna-se demasiado forte e enjoativo e faz-me espirrar!
Vidros

De momento usamos um limpa vidros ecológico mas em breve irei experimentar passar um pano húmido com sabão e, em seguida, vinagre limpando com um jornal. Dizem funcionar às mil maravilhas! Esta opção agrada-me bastante já que não terei de ficar dependente de ir a lojas específicas encontrar estes produtos ecológicos pois já tenho tudo o que preciso em casa!
Móveis
Móveis, não temos muitos, mas os que temos juntam sempre algum pó. Usamos simplesmente um pano humedecido com água em vez de um pano seco pois este iria simplesmente pôr as partículas de pó a pairar para logo se voltarem a depositar nas superfícies.
Uma das grandes vantagens do minimalismo é esta: menos superfícies para limpar! Basta-nos aspirar para que a casa fique com um aspecto fantástico!
O que achaste destas dicas? O que fazes diferente em tua casa? Deixa nos comentários novas sugestões para que junt@s possamos tod@s aprender!
Referências
Olson, W., Vesley, D., Bode, M., Dubbel, P., & Bauer, T. (1994). Hard surface cleaning performance of six alternative household cleaners under laboratory conditions. Journal of Environmental Health, 27-31.



















Comentários