Decoração minimalista: é proibido usar cor?
- InsidePocket

- 28 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Quando pensamos em decoração minimalista pensamos em espaços limpos e espaçosos sem coisas desnecessárias espalhadas pelo chão ou sobre os móveis. Outra coisa dominante na decoração minimalista é o uso de tons neutros como o branco, preto, cinza e bege. É raro vermos decoração de interiores minimalistas com salpicos de cor (e aqui uso o termo 'cor' para aqueles tons 'mais alegres' como o azul, vermelho, verde, amarelo, etc.). A ideia geral do minimalismo consiste em termos apenas aquilo de que necessitamos na nossa vida. Se uma das coisas de que necessitamos é cor, não faz sentido abdicar dela!

A cor e o minimalismo podem coexistir em perfeita harmonia!
Antes de nos dedicarmos a decorar ou sermos levados pelo marketing do estilo minimalista muitas vezes composto por peças caríssimas de madeira, pensemos o que nos faz sentir bem num espaço. Por exemplo, eu adoro ver imagens de salas ou quartos em tons de branco e madeira. É realmente bonito e parece acolhedor. No entanto, quando me imagino a viver nesses espaços sei que teria de pôr alguma cor nalgum lado de alguma forma, caso contrário, a sensação de acolhimento inicial rapidamente desapareceria.
A nossa casa tem de ser acolhedora e deve reflectir os nossos gostos e vivências. Duvido muito que todos nós, sem excepção, nos identifiquemos com a decoração que vemos nos catálogos. Por isso, devemos fugir à tentação de decorar assim a nossa casa só porque está na moda ou porque à primeira vista até parece agradável. A cor é algo importante na minha vida. Sinto-me mais em baixo em locais completamente brancos com um ar estéril ou em locais com paredes bege (como a nossa casa era quando nos mudámos!). Basta um pouco de cor para animar um espaço e esta pode ser inserida de várias formas.
De facto, não devemos pôr cor em todo o lado. Se houver demasiadas cores diferentes ou demasiados elementos coloridos a sensação minimalista fugirá certamente porque se torna confuso para o olhar. Então o que fazer?
Vamos lá simplificar a cor na decoração!
Talvez pintar paredes seja demasiado ousado ou não queiras fazê-lo porque a casa é alugada e vais sair em breve ou por qualquer outro motivo. Então porque não apostar em cortinados, almofadas, tapetes e molduras com uma cor que te agrade e que sobressaia no teu espaço neutro? Um truque muito simples em decoração é usar accent colours, ou seja, usar apenas uma ou duas cores mais chamativas em pequenos elementos e manter tudo o resto nos tais tons neutros que mencionei. Esses pequenos elementos podem ser transferidos para outro quarto quando quisermos mudar o visual da casa sem ter de se comprar nem mais uma peça!
Esta possibilidade de usar os mesmos objetos decorativos em diferentes zonas da casa é importante para que não sintamos necessidade de estar constantemente a comprar coisas (que inevitavelmente passarão a ser tralha se começarmos a acumular demasiado!). Algo em que pensei quando estávamos a decorar a nossa casa foi: 'será que estes cortinados verdes podem ficar bem no quarto ou no escritório quando me cansar deles na sala?'. Como os nossos gostos mudam ao longo do tempo esta estratégia é muito vantajosa para que o nosso espaço possa mudar constantemente usando apenas o que já possuímos.
Onde adicionar cor em casa?
Vê abaixo as minhas sugestões e escolhe apenas um ou dois elementos para cada divisão da casa. Mantém os outros com cores neutras pois se todos tiverem cor a decoração vai ficar confusa!

Sugiro ainda que incluas plantas em todos os locais da casa! As plantas são, regra geral, verdes (mas nem todas!) e o verde varia tanto e há folhas com formas tão distintas e com texturas tão diferentes que, para mim, bastam duas ou três plantas para que uma divisão tenha toda a cor de que precisa!
Resumindo
Para manteres ou criares um espaço minimalista, pensa na quantidade de móveis e quadros que tens (são mesmo necessários?) e na harmonia das cores entre estes elementos (quantas cores estão neste espaço?).
Também a limpeza e arrumação são fundamentais: podemos ter o quarto apenas com tons neutros mas se tivermos muitos móveis ou objectos espalhados aquele não será, certamente, um espaço minimalista.













Comentários